Qual o valor das ações promocionais?

A Vantagem Competitiva de uma empresa está no CONJUNTO DE FATORES DURADOUROS QUE AGREGAM VALOR AS PRODUTOS E AÇÕES DE MARKETING, QUE SÃO PERCEBIDOS PELOS CLIENTES E QUE DIFERENCIAM A ORGANIZAÇÃO DOS SEUS CONCORRENTES.


Considerando que Marketing Promocional é uma ação com o objetivo de elevar a percepção de VALOR dos clientes em relação à empresa, por meio de ofertas de redução de preços, programas de fidelização estruturados e outras ações motivacionais de compras e consumo, temos na definição acima os seguintes pontos:

  • A atividade promocional deve ter um conceito forte e duradouro, ou seja, qual o posicionamento e objetivos das ações promocionais, sobre o qual falaremos em outra oportunidade.

  • Que métodos serão aplicados para alcançar os objetivos.

  • Quais controles serão utilizados para avaliação dos resultados.


Agora vamos ao conceito de VALOR dentro dos aspectos de Marketing:


É AQUILO QUE OS CLIENTES CONSIDERAM IMPORTANTE

PARA JUSTIFICAR SUA DECISÃO DE COMPRA EM UM DETERMINADO TEMPO, NO LUGAR CERTO, COM A QUALIDADE DESEJADA E COM AS INFORMAÇÕES CLARAS E CORRETAS.


Se os clientes perceberem estes pontos então o sucesso das promoções estará garantido e os dirigentes de marketing deverão verificar quais os pontos de VALOR PERCEBIDO. Os principais fatores de controles são:

  • As vendas ocorridas no período promocional e pós promocional.

  • A variação do ticket médio.

  • A variação do número de clientes.

Isto mostra se o conteúdo da ação promocional causou motivação nos clientes para comprar e desfrutar do SENTIMENTO POSITIVO DE RECOMPENSA pelos produtos que compraram e pelo preço que pagaram.


Este sentimento positivo de recompensa vai levar os clientes do supermercado a um processo de fidelização – FATOR DURADOURO – e à empresa e elevarem seu nível de credibilidade em relação ao que a empresa oferece para melhorar sua economia e qualidade de vida.


Praticar atuar com Vantagem Competitiva deve-se ressaltar a importância do binômio VENDAS E IMAGEM e considerar que o Marketing Promocional aumenta o valor de ambos por meio das ações aplicadas e isto pressupõe uma comunicação interativa com o público-alvo.


Agora podemos responder a questão: QUAL O VALOR DAS AÇÕES PROMOCIONAIS?


O Marketing Promocional prevê vantagens financeiras e emocionais para consumidores e deve utilizar ferramentas de pesquisa existentes para obter as respostas de aumento de vendas e satisfação dos clientes.


As ações promocionais que agregam VALOR para os clientes são:


1. Apresentação do produto/serviço.

2. Ofertas de preço.

3. Ofertas não-monetárias (serviços, vantagens extras etc.).

4. Distribuição de prêmios e brindes.

5. Incentivos e ações de fidelização.

6. Eventos promocionais estruturados e permanentes.


Mas o importante é que este conjunto seja duradouro e presente nas ações de marketing promocional, de forma permanente.


Estas práticas inteligentes levarão os gestores da área promocional a


ENTENDEREM QUE AS AÇÕES PROMOCIONAIS

ELEVAM A VANTAGEM COMPETITIVA PELO VALOR PERCEBIDO

PELOS CLIENTES EM RELAÇÃO ÀS OUTRAS ALTERNATIVAS DE COMPRA.


Concluindo, podemos dizer que sempre que a mudança de um cliente para outro supermercado se deve ao fato que a nova escolha apresenta um VALOR PERCEBIDO maior e melhor que a situação anterior.

0 visualização0 comentário