top of page

O final do ano está chegando!

É importante lembrar mais uma vez a importância da ferramenta disponibilizada pela APAS para a preparação dos programas promocionais: O CALENDÁRIO PROMOCIONAL SUPER VAREJO 2014!

É de grande valia utilizar os recursos desta ferramenta para saber o momento certo de para PLANEJAR, COMPRAR E VENDER que estão indicados pelas figuras, com as respectivas datas para cada período promocional e com a sazonalidade dos produtos:


O mês de Outubro é especial porque é quando se faz o planejamento dos importantes eventos do final de ano: Natal e Ano Novo. E quanto ao mês de Novembro deve se considerar sua importância para o aproveitamento de uma disponibilidade de dinheiro no mercado gerada pelo pagamento da primeira parcela do 13º salário.

As categorias de produtos que devem fazer parte destes eventos são: presentes, produtos para compor o almoço e ceia de Natal, ceia de Ano Novo, panetones, frutas de época, frutas cristalizadas, nozes, ameixas, avelãs, castanhas, bomboniere, carnes, pernil, aves exóticas, vinhos, sidras, champanhes, espumantes, destilados, cervejas, sucos, refrigerantes, perfumaria e brinquedos.

O momento é de planejar como serão as atividades de Dezembro e também de fazer as compras paras as atividades de Novembro, obedecendo as datas recomendadas no Calendário Promocional APAS 2014:

Nos dias 6, 7, 8, 9 e 10 – realizar todo o Planejamento NATAL e ANO NOVO, ou seja, montar o projeto promocional desejado e estabelecer as metas de vendas, ticket médio, crescimento do número de clientes, denominação dos eventos, forma de divulgação, parcerias com fornecedores, treinamento e preparação das equipes operacionais, organização da área de vendas e sistemas de controles de avaliação e acompanhamento.


Nos dias de 17 a 31 de outubro realizar as compras das mercadorias que farão parte do conjunto promocional de NATAL e ANO NOVO. As compras deste momento importante para os supermercados devem ser feitas com antecedência por várias razões: os fornecedores têm estoques limitados dos produtos natalinos e ainda, no mês de Dezembro a grande maioria entra em férias coletivas suspendendo as ações de vendas. Portanto, antecipar-se é sempre um sinal de prudência e eficiência.


Também a semana de pagamento de Novembro deve ser preparada e as categorias que podem ser exploradas na semana de pagamento são: produtos de cesta básica, macarrão, derivados de tomate, cafés, leite longa vida, leite em pó, temperos, condimentos, óleos e azeites, margarinas, manteigas, iogurtes, carnes, frios, laticínios, sucos, doces e sobremesas, cereais, alimentos naturais, bebidas quentes, refrigerantes, águas, isotônicos, energéticos, alimentos e fortificantes infantis, produtos diet, desodorantes, shampoos, condicionadores, sabonetes, creme dental, tintura para cabelo, linha de limpeza, detergente em pó e líquido, amaciantes, inseticidas, plásticos, jardinagem, ração animal, linha de pet shop e outros. Nas edições passadas é lembrada a importância de se entender o Planejamento Promocional como uma ferramenta de Marketing fundamental para a comunicação dos supermercados com seu público alvo, ou seja, com clientes e consumidores que estão em sua região de influência e que necessitam satisfazer seus desejos e necessidades para fortalecerem os laços de fidelização com o supermercado por eles escolhido.

AÇÕES FORTES, DURADOURAS E QUE AGREGAM VALORPARA OS CLIENTES SÃO A TÔNICA DOS SUPERMERCADOS VITORIOSOS.FELIZES PROMOÇÕES, BOAS VENDAS, ALEGRIA E MUITO SUCESSO!

1 visualização0 comentário
bottom of page